Glossário do Feng Shui

Ch’i – Energia vital. Força que preenche todos os espaços ao nosso redor. Circula de forma semelhante ao ar. O Feng Shui cria condições para que ele circule de forma natural e equilibrada.

Yin/Yang – Forças opostas que regem o universo. Um não pode existir sem o outro. Interagem o tempo todo expressando uma eterna troca. O equilíbrio entre estas forças é um dos principais objetivos do Feng Shui. Uma casa também pode ser classificada em termos de yin/yang. A sala de estar é yang, o quarto de dormir é yin, a cozinha é yang, o banheiro é yin. Este conhecimento pode ajudar na aplicação do Feng Shui no lar.

Yin – Força feminina, negativo, passivo, lunar, escuro, baixo, frio, água.

Yang – Força masculina, positivo, ativo, solar, claro, alto, quente, fogo.

Tao – Literalmente significa o caminho, mas é um conceito e reflete o caminho natural, a perfeita e verdadeira essência. O Tao é representado pelas forças Yin e Yang, os opostos complementares que juntos configuram todos os aspectos da vida e da matéria num constante movimento e mutação.

Trigramas – São linhas que representam as forças Yin (linhas cortadas) e Yan (linhas inteiras) que combinadas representam as forças que atuam na natureza e regem o universo.

trigramas

Sha – É a energia negativa dentro do Feng Shui, é um chi maléfico, prejudicial que pode afetar nossa perspectiva de vida.

Pakua (Bagua) – Bussola do Feng Shui. É um conhecimento milenar que estuda as oito mutações. O diagrama do Pa Kua representa formalmente o princípio das “Oito Mutações”. Este conhecimento pode ser utilizado e adaptado à compreensão de qualquer área do desenvolvimento humano, considerando que estas estão sempre em mutação assim como a própria natureza.

I Ching ou o Livro das Mutações – Começou a ser escrito na China há mais de três mil anos. O sábio Fu-shi estudou a linhas que apareciam no casco de uma tartaruga e a partir daí criou os trigramas. Muitos dos seus ensinamentos eram destinados aos governantes da antiga China mas foram adaptados a nossa sociedade atual num jogo que permite conhecer o presente e fazer uma leitura do futuro. É um livro repleto de beleza e conhecimento e pode ser estudado tanto como um oráculo como um livro de sabedoria.

Curas – É a solução para os problemas encontrados durante uma consultoria de Feng Shui.

Flecha envenenada – São cantos vivos de construções ou de móveis que apontados diretamente para a casa ou pessoas são prejudiciais, pois emanam uma energia negativa.

Guá – Cada um dos lados do Baguá. Cada lado representa uma área de nossa vida.

Cinco elementos – Os cinco elementos representam os cinco estados de mutação da energia chi, possuem um ciclo natural de mudança onde uma energia se transforma de um estado a outro que é o ciclo criativo e um ciclo destrutivo onde uma energia combate e controla a outra. O ciclo construtivo se forma pela madeira > fogo > terra > metal > água. Os cinco elementos são os ingredientes principais do Feng Shui e devem ser combinados de um modo especial, ou os resultados não serão agradáveis. Fogo, terra, metal, água e madeira estão de tal modo integrados ao nosso conhecimento, que não são necessárias grandes explicações a respeito do assunto.

5 elementos


LEIA MAIS SOBRE O TEMA ABAIXO:



⇐ Voltar para Feng Shui



		
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: