TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Muito se ouve falar sobre as Testemunhas de Jeová, mas pouco se sabe sobre elas.

Foi com esse intuito, que resolvi pesquisar a fundo todos os segredos dessa religião e mostrar para vocês o que nem eu sabia, afinal, sou filha de uma Testemunha de Jeová. E embora minha mãe nunca tenha me incentivado a conhecer à sua religião (por saber minhas restrições quanto à isso), ela e os demais de sua religião, pouco difundiram na sociedade suas crenças, tornando-se um verdadeiro mistério para os demais.

Tenho aqui as principais perguntas sobre as Testemunhas de Jeová e todas as respostas, para assim desmistificar de vez essa religião.

Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

Para elas, não aceitar transfusões de sangue é mais uma questão religiosa do que médica. Pois tanto no Velho Testamento, como no Novo Testamento, é claramente ordenada a abstenção de sangue. Veja: Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29)
Como para Deus, o sangue representa a vida (Levítico 17:14), eles evitam receber ou doar sangue por qualquer via, por obediência e respeito à Ele.
Quando doentes, buscam alternativas da medicina moderna que não incluam o sangue no tratamento, tomando também remédios como pessoas de outras crenças fazem.
Não realizam a cura de doenças pela fé.

 As Testemunhas de Jeová acham que só elas serão salvas?

Não. Para elas, milhões de pessoas que já viveram até hoje e que não eram Testemunhas de Jeová, terão a oportunidade de serem salvas igualmente, já que na própria Bíblia diz que no Mundo Novo de Deus “há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15). Acreditam que não cabem a eles o julgamento, e que apenas Jesus sabe quem merecerá a salvação. João 5:22, 27.

 As Testemunhas de Jeová são cristãs?

Sim. Pois procuram seguir de perto os ensinamentos e o modo de agir de Jesus Cristo. 1 Pedro 2:21.
Acreditam que não existe salvação sem Jesus, pois “não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos”. Atos 4:12.
Quando alguém se torna Testemunha de Jeová, é batizado em nome de Jesus. Mateus 28:18, 19.
Fazem suas orações em nome de Jesus. João 15:16.
Acreditam que Jesus recebeu autoridade sobre todos os homens. 1 Coríntios 11:3.
Se diferenciam de outros grupos religiosos Cristãos, por não acreditarem que Jesus faça parte de uma trindade, já que na Bíblia ensina que Jesus é o Filho De Deus. (Mateus 16:16; Marcos 12:29)
Acreditam que a alma não é imortal e que não existe nenhuma base bíblica para dizer que Deus tortura as pessoas eternamente num inferno.
Também acreditam que aqueles que têm responsabilidades na congregação não devem receber títulos que os coloquem acima dos outros. Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4;Mateus 23:8-10.

As Testemunhas de Jeová acreditam em Jesus?

Sim. Acreditam em Jesus, que disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)
Elas têm fé que Jesus deixou o céu para vir para Terra sacrificando sua vida humana perfeita para nos resgatar. (Mateus 20:28)
Creem que a morte e ressurreição de Jesus abriram caminho para que pessoas que exercem fé nele recebam a vida eterna. (João 3:16)
Também acreditam que Jesus já está governando como Rei do Reino celestial de Deus, e que em breve trará paz à Terra inteira. (Revelação [Apocalipse] 11:15)
Mas, ao mesmo tempo, acreditam no que Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) E por isso, não adoram a Jesus e nem acreditam que ele é o Deus Todo-Poderoso.

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal?

Como cristãos, acreditam que a salvação só é possível por meio de Jesus Cristo. Atos 4:12.
E que Jesus mandou comemorar sua morte, não seu nascimento. Lucas 22:19, 20.
E que nem os apóstolos e os primeiros discípulos de Jesus comemoravam o Natal. A Enciclopédia Barsa diz que “a festa do Natal foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério no ano 354”, mais de duzentos anos depois que o último apóstolo morreu.
Como também não existem provas de que Jesus tenha nascido em 25 de dezembro, a data de seu nascimento não foi registrada na Bíblia, fazendo assim a data ser incerta.
Acreditam que o Natal não é aprovado por Deus porque se origina de costumes e rituais pagãos. 2 Coríntios 6:17.
Também acreditam que podem e devem ser generosos e pacíficos o ano inteiro, e não só no período natalino. (Provérbios 11:25; Romanos 12:18).
Também realizam suas reuniões e pregações em harmonia com a instrução de Jesus: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8)
Além disso, dirigem atenção para o Reino de Deus como a única esperança de paz na Terra. Mateus 10:7.

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram a Páscoa?

Como a atual comemoração da Páscoa não se baseia na Bíblia, e tendo Jesus mandado relembrar sua morte, e não sua ressurreição, elas realizam essa Celebração no aniversário de sua morte, de acordo com o calendário lunar usado nos tempos bíblicos.  Lucas 22:19, 20.
Tendo Deus exigido dos humanos “devoção exclusiva”, Ele se sente ofendido com formas de adoração que não tem práticas que o agradam, (Êxodo 20:5; 1 Reis 18:21) que é o caso da Páscoa moderna, que vêm de antigos ritos de fertilidade.
Acreditam na ressurreição de Jesus, mas a consideram uma doutrina básica da fé cristã e dão destaque a ela em suas pregações. 1 Coríntios 15:3, 4, 12-15.

As Testemunhas de Jeová acreditam no criacionismo?

Não. Elas acreditam que Deus criou todas as coisas. Mas não concordam com o criacionismo. Porque vários conceitos criacionistas entram em conflito com a Bíblia. Como esses dois exemplos:

A duração dos seis dias da criação – Alguns criacionistas afirmam que os seis dias da criação foram dias literais de 24 horas. Mas, na Bíblia, a palavra “dia” pode se referir a um período considerável de tempo. Gênesis 2:4; Salmos 90:4.

A idade da Terra – Alguns criacionistas ensinam que a Terra tem apenas alguns milhares de anos. No entanto, de acordo com a Bíblia, a Terra e o Universo já existiam antes dos seis dias da criação. (Gênesis 1:1) Por isso elas não discordam de pesquisas científicas confiáveis que indicam que a Terra pode ter bilhões de anos. E embora acreditem na criação, não são anticientíficas, acreditando que a ciência verdadeira e a Bíblia são compatíveis.

As Testemunhas de Jeová acreditam no Velho Testamento?

Sim. Acreditam que a Bíblia inteira é “inspirada por Deus e proveitosa”. (2 Timóteo 3:16)
Geralmente chamam o Velho Testamento de Escrituras Hebraicas e  o Novo Testamento de Escrituras Gregas Cristãs. Evitando assim dar a impressão de que certas partes da Bíblia são ultrapassadas ou menos importantes.
O apóstolo cristão Paulo foi inspirado por Deus a escrever: “Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução.” (Romanos 15:4Missionários Capuchinhos). Havendo assim informações valiosas nas Escrituras Hebraicas. Entre outras coisas, elas fornecem importantes relatos históricos e conselhos práticos.

  • Relatos históricos.As Escrituras Hebraicas incluem um registro detalhado da criação e de como os humanos se tornaram pecadores. Sem essas informações, não teríamos respostas satisfatórias para perguntas como “De onde viemos?” e “Por que os humanos morrem?”. (Gênesis 2:7, 17) Além disso, as Escrituras Hebraicas registram o relacionamento de Jeová Deus com pessoas que tiveram alegrias e desafios semelhantes aos nossos. — Tiago 5:17.
  • Conselhos práticos.Os livros bíblicos de Provérbios e Eclesiastes, que fazem parte das Escrituras Hebraicas, contêm conselhos sábios que nunca ficam desatualizados. Esses livros falam sobre como ter uma vida familiar feliz (Provérbios 15:17), como ter um conceito equilibrado sobre o trabalho (Provérbios 10:4; Eclesiastes 4:6) e como os jovens podem aproveitar melhor a fase da juventude (Eclesiastes 11:9–12:1).

Também acreditam que podemos aprender muito por estudar a Lei mosaica, conforme registrada na Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia). Apesar de não se aplicar aos cristãos, essa Lei contém princípios valiosos que podem nos ajudar a ter uma vida feliz. — Levítico 19:18; Deuteronômio 6:5-7.

As Testemunhas de Jeová mudaram a Bíblia para adaptá-la a suas crenças?

Não. Pelo contrário, quando descobriram que suas crenças não estavam de acordo com a Bíblia, elas às mudaram para se adequarem à versão mais fiel possível.
Assim, quando começaram a produzir a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas em 1950, já tinham examinado várias versões diferentes e a partir das informações formaram suas crenças.

As Testemunhas de Jeová dependem da Tradução do Novo Mundo para apoiar suas crenças?

Não, pois ainda usam muitas outras traduções da Bíblia em suas obras de pregação. E como parte de seu programa de estudo bíblico gratuito, dão a quem desejar um exemplar da Tradução do Novo Mundo, e reforçam que têm muito prazer em estudar com quem prefere usar outras traduções.

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários?

Embora na Bíblia não contenha ordem direta que proíba a comemoração dos aniversários, ela condena outras práticas que estão diretamente ligadas a essas comemorações. Veja as explicações a segir:
A origem dos aniversários é pagã. De acordo com a obra de referência Funk & Wagnalls Standard Dictionary of Folklore, Mythology, and Legend (Dicionário-Padrão de Folclore, Mitologia e Lendas, de Funk e Wagnalls), essa comemoração surgiu porque as pessoas acreditavam que, no dia do aniversário de alguém, “influências e espíritos maus tinham a oportunidade de prejudicar os aniversariantes” e que “a presença de amigos e os cumprimentos de ‘muitas felicidades’ ajudavam a proteger o aniversariante”. O livro The Lore of Birthdays (A Tradição dos Aniversários Natalícios) diz que, antigamente, o registro das datas de nascimento era “essencial para montar um horóscopo” baseado na “ciência mística da astrologia”. O livro também acrescenta que, “na crença popular, velas de aniversário têm o poder mágico de realizar desejos”.
No entanto, a Bíblia condena o uso de magia, adivinhação, espiritismo ou “coisas semelhantes a estas”. (Deuteronômio 18:14; Gálatas 5:19-21)
Um dos motivos de Deus condenar a cidade antiga de Babilônia foi porque seus habitantes praticavam a astrologia, que é um tipo de adivinhação. (Isaías 47:11-15)
Os primeiros cristãos não comemoravam aniversários. A Enciclopédia Delta Universal diz que os primeiros cristãos “consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão”. A Bíblia mostra que os apóstolos e outros que foram ensinados diretamente por Jesus estabeleceram um padrão que todos os cristãos devem seguir. 2 Tessalonicenses 3:6.
A única coisa que a Bíblia diz que os cristãos têm a obrigação de comemorar é a morte de Jesus. (Lucas 22:17-20) Isso não deveria nos surpreender, porque a Bíblia diz que “o dia da morte é melhor do que o dia em que se nasce”. (Eclesiastes 7:1) No fim de sua vida na Terra, Jesus tinha feito um bom nome para com Deus e, por isso, o dia de sua morte foi mais importante do que o dia de seu nascimento. Hebreus 1:4.
A Bíblia não diz que algum servo de Deus comemorou aniversário. Não se trata de uma simples omissão, porque ela menciona a comemoração de dois aniversários de pessoas que não serviam a Deus. Mas esses dois eventos são apresentados de uma forma negativa. — Gênesis 40:20-22; Marcos 6:21-29.

Por que as Testemunhas de Jeová visitam pessoas que já têm uma religião?

Como sabem da existência de pessoas de outras crenças e religiões que gostam de conversar sobre temas Bíblicos, e mesmo sem incentivar o outro à fazerem parte de sua religião, conversam e aumentam ambos os seus conhecimentos, e usam acima de tudo o respeito e plenitude para abordarem esse tema. (1 Pedro 3:15) Mesmo sabendo que algumas pessoas não aceitarão sua mensagem. (Mateus 10:14)

Por que as Testemunhas de Jeová pregam de casa em casa?

Jesus ordenou que seus seguidores ‘fizessem discípulos de pessoas de todas as nações’. (Mateus 28:19, 20) Quando enviou seus primeiros discípulos, Jesus os orientou a ir às casas das pessoas. (Mateus 10:7, 11-13) Após sua morte, os cristãos do primeiro século continuaram a divulgar sua mensagem “publicamente e de casa em casa”. (Atos 5:42; 20:20) Por isso elas seguem os exemplos desses cristãos e perceberam que a pregação de casa em casa é uma boa maneira de contatar as pessoas.

Por que as Testemunhas de Jeová não chamam seu local de reuniões de igreja?

Na Bíblia, a palavra grega que às vezes é traduzida por “igreja” se refere a um grupo de adoradores, e não ao local onde eles se reúnem.
Quando o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Roma, ele enviou cumprimentos ao casal Áquila e Priscila, e acrescentou: “Deem lembranças à igreja que se reúne na casa deles.” (Romanos 16:5Bíblia Fácil de Ler) Paulo não estava enviando saudações a um prédio; ele estava cumprimentando pessoas — a congregação que se reunia naquela casa.
Por isso, elas usam o termo “Salão do Reino”, pois é um local de reuniões de igreja (grupo de adoradores).

Por que chamam seu local de reuniões de Salão do Reino das Testemunhas de Jeová?

O prédio é um salão, ou local de reuniões.
Elas se reúnem adorar a Jeová, o Deus da Bíblia, e para dar testemunho sobre ele. Salmo 83:18; Isaías 43:12.
Também se reunem para aprender sobre o Reino de Deus, do qual Jesus falou muitas vezes. — Mateus 6:9, 10; 24:14; Lucas 4:43.

O que é um estudo bíblico?

As Testemunhas de Jeová oferecem um programa de estudo bíblico que responde a muitas perguntas.
É um curso oferecido gratuitamente (também não é cobrado o material utilizado no estudo).
Que aborda todos os temas comuns aos nossos questionamentos, como “quem é Deus”, “como posso ter uma vida feliz”, “como posso melhorar meu casamento”, etc.
Todos os temas são analisados de acordo com o que os textos bíblicos dizem sobre o assunto, oferecendo assim a interpretação pessoal.
O tempo de cada sessão do estudo é de uma hora por semana (em média), mas o tempo de duração ou quantidade de dias depende da disponibilidade do interessado.
Para iniciar o estudo, basta pedir a visita de uma Testemunha de Jeová em um horário e local de sua preferência, e caso goste do conteúdo demonstrado sobre o curso, é só continuar.
Você não é obrigado a se tornar uma Testemunha de Jeová após fazer o curso. Essa decisão é pessoal.
Elas fazem isso, baseadas no modo respeitoso que a Bíblia diz, onde reconhece que cada um tem o direito de escolher suas próprias crenças. — 1 Pedro 3:15.


Você está convidado a visitar um Salão do Reino perto de sua casa para ver por si mesmo como as Testemunhas de Jeová realizam suas reuniões.


Mais informações sobre as Testemunhas de Jeová ou sobre o texto acima, acessem: www.jw.org/pt

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: